A madeira que é extraída – basicamente o tronco – é moída em serras. As fibras geradas são então aglutinadas em prensas hidráulicas, aquecidas em alta temperatura e grande pressão. As chapas de HDF tem então uma aparência lisa e sem poros, resultando em que o produto final seja muito resistente à umidade e pragas.

HDF funciona muito bem com usinagens e trabalhos de baixo relevo. Nas espessuras finas o painel de fibra de alta qualidade também pode ser curvado. É apontado como um material muito apropriado para a fabricação de móveis residenciais e corporativos, para fundo de armários e gavetas, embalagens de produtos, artesanatos e brinquedos. É muito utilizado também na construção civil em pisos laminados, portas e até divisórias.

A limpeza dos painéis de madeira com a estrutura HDF é relativamente simples, somente é necessário atentar para os seguintes pontos: utilizar um pano limpo e macio. Deve estar seco ou levemente umedecido com água e sabão neutro, porém, muito bem enxugado, até não pingar nenhuma gota. Evitar produtos ásperos, como palha de aço ou objetos cortantes. Para remover manchas, é recomendado passar pano com uma solução de álcool e agua, sempre em partes iguais.